domingo, 8 de agosto de 2010

As árvores somos nozes

Leia ouvindo:

Cássia Eller – Todo o amor que houver nessa vida

PICT0180

Sempre morei na mesma casa, desde que eu nasci. Na verdade, morei uns anos fora, na tentativa dos meus pais de desbravar o interior do estado. Qndo voltamos para a capital, voltamos para a mesma casa, onde na época moravam os meus avós. Na sequência, eles mudaram para o sítio em Cândido de Abreu e aqui estamos, desde então.

Tenho lembranças ótimas minhas e do meus irmãos correndo pelas calçadas e desbravando o quintal. Naqueles tempos, tinha até tatu bola! E as árvores do vizinho já estavam lá. Desde épocas imemoráveis, segundo contava a minha avó.

As mini floresta começa logo que termina o nosso quintal, separado por um muro não muito alto. Lembro de criança olhar para aquelas árvores balançando e deixar a mente vagar… era tão legal! As folhas caindo, o barulho dos galhos, o cheiro do eucalipto…

Mas agora, o vizinho (que eu nunca soube quem é) resolveu cortar as árvores, como mostra a foto. Agora eu enxergo a casa dele. Agora o verde não preenche mais o espaço. Toda vez eu eu olhava pela janela da cozinha, dava com as árvores. Agora elas não existem mais. Ele está cortando uma a uma. Começou com uma araucária linda, no momento os coitados dos eucaliptos.

Que tristeza que me dá olhar pela janela e não ver mais as árvores que estão tão presentes em toda a minha vida. Olho e vejo um buraco, e a sensação é que esse buraco está em mim, como se na atitude do cara em cortar as árvores, cortasse um pedaço meu…

Minha mãe tenta justificar, falando que a mini floresta pode servir de mocó para ladrões, como já aconteceu. Prefiro que levem tudo, mas deixem as árvores. Todo o amor que houver nessa vida para elas, que agora estão mortas.

***

PS: Feliz dia dos pais! Em especial para o seu Vitoldo, meu gato! =D

PS2: O erro no título é intencional. Para quem não conheçe, clique aqui.

2 comentários:

  1. Sei como se sente. O quintal da casa dos meus pais perdeu três árvores. Incluindo uma enorme mangueria. Parece até que cortaram parte da minha infância. :(

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto. Fiz uma viagem aqui pelas lembranças das árvores da minha infância. A maioria não existe mais... tbm moro no mesmo lugar de sempre...
    Aqui no meu condomínio as síndicas tem tara por achar problemas nas árvores e cortar... =(

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir

Diz aí =D